Vale a pena investir a partir de 340 reais por mês.

Se você odeia texto prolixo, eu sou sua amiga.

A resposta para a sua pergunta: “A partir de quanto vale a pena a investir?” já está no título! Não estou te enrolando.
¯\_(ツ)_

Investimento longo e próspero, amigos! 💎🖖

— Capivara

PS: 340 reais é o valor de aporte mensal necessário para ter renda passiva vitalícia, em 30 anos, equivalente ao poder de compra atual (out/21) de um salário mínimo no Brasil. Abaixo disso acredito que valeria mais a pena gastar com um cinema, um restaurante, ou lazer.

PS: A conta foi feita considerando 100% no S&P 500, buy and hold, aportes mensais (início do mês). Para rendimento médio foi considerado dados históricos desde 1901.

O resultado tem margem de erro que não sei de quanto é, fiquei com preguiça de calcular, :=)

A margem de erro é na quantidade de anos até ter a renda passiva equivalente a um salário mínimo de hoje. Pode ser que seja mais ou menos X anos. Não faço a menor idéia quanto é X. (Se alguém quiser calcular, agradeço)

Foi usado o S&P 500 pois é considerado o mais próximo do neutro, em outras palavras, a média do mercado global. Lembrando que investir no S&P 500 é não ter a sua riqueza roubada pelos ricos.

Ao longo do tempo será necessário atualizar o valor do aporte em reais para que o valor em dólar permaneça constante. Tendo em vista que, como já vimos, o dólar é a referência da economia mundial.

O lado bom é que a conta leva em consideração que sua renda passiva também terá o dólar como referência, e leva em consideração a inflação nos EUA, de modo que sua renda passiva não perderá o seu poder de compra ao longo do tempo.

Explico os parâmetros do cálculo nesses comentários do Reddit: específico?, mais, inclui?

PS3: Ficou com alguma dúvida? Pergunta lá no Fórum Oficial da República.

5 comentários

    1. A capivara agradece todos os compartilhamentos.

      Outro texto bom para iniciantes é “Não sabe nada sobre investimentos? Comece aqui!” Que agora está linkado no menu principal.

  1. Ótimo post como sempre, eu poderia então investir apenas na S&P com aportes mensais sem ficar me preocupando com isso? Ano que vem eu faço minha reserva, e já começo a fazer aportes de 1.000,00 mensais. Poderia investir 50% VT e 50% S&P? Ou ambos são neutros?

    1. Ambos são neutros. Você pode investir em qualquer combinação de ETFs que tenham uma relação de risco retorno igual a média do mercado, ou seja, com beta igual a 1. Já tem um texto sobre isso que eu recomendo “como escolher um ETF?” Mas estou planejando outros textos que irão esclarecer esse tema ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.