O que o Spock faria?

Esta semana um leitor do artigo “Qual a melhor forma para um brasileiro investir no S&P 500?” fez uma pergunta interessante.

Ele queria saber se valeria a pena comprar o ETF $CSPX — que custa uns 450 dólares (2,5k reais em out/21) — sendo que ele provavelmente só conseguiria comprar uma cota por mês. Para responder a sua pergunta, eu utilizei-me de uma estratégia que uso na minha vida pessoal quando tenho que tomar uma decisão norteada pela lógica. Eu me perguntei:

“O que o Spock faria?”

Se você não sabe quem é Spock — e tem Netflix — assim que terminar de ler este texto veja a lista de episódios no IMDB da série Star Trek, e assista todos os episódios que tenham nota acima de 8. É uma série antiga, dá um desconto, tem alguns episódios bem ruins; mas esses que tem nota maior que 8 irão enriquecer a sua vida.

Dito isso, responderei a seguir à pergunta do leitor (que também pode ser a sua):

Caso uma pessoa consiga poupar mais que 340 reais por mês (o valor para ter renda passiva vitalícia, em 30 anos, equivalente ao poder de compra atual de um salário mínimo no Brasil); qual a estratégia mais lógica de aportes caso o objetivo dela fosse a independência financeira?

No caso dessa pessoa já ter uma reserva de emergência, e não ter nenhum objetivo de curto ou médio prazo, acho sim que vale a pena ela estudar o investimento passivo no mercado global de ações, e o ETF $CSPX é uma boa aproximação da média do mercado global. Por ser domiciliado na Irlanda, também é a opção mais barata dentre os fundos que seguem o S&P 500 e estão disponíveis para brasileiros.

Lembrando que esse papo de que pobre não pode investir no exterior é balela. Eles estão te falando isso para roubar o seu dinheiro.

Voltando ao assunto, neste caso, a questão é calcular qual seria a frequência ideal de aportes para minimizar os custos do investidor.

Para isso, temos primeiro que calcular qual é o custo de oportunidade de adiar a compra de um ETF por um mês. Ou seja, de acordo com a média histórica de rendimentos mensais, qual seria o rendimento esperando em um mês de um investimento no S&P 500?

Essa média eu já calculei com dados desde 1961: é 0,885% ao mês.

Portanto, como hoje o $CSPX está custando uns 450 dólares, o seu custo de oportunidade é 450*0,885%, equivalente a 3,98 dólares.

A melhor corretora continua sendo a Interactive Brokers, que cobrará de um brasileiro 4 dólares por aporte (e se a conta não ficar inativa nenhuma outra taxa). A única outra alternativa que dá acesso ao mercado irlandês é a Tradestation Global que cobraria 5 dólares por aporte para um brasileiro.

No caso, se uma pessoa consegue comprar menos de duas cota por mês, seria mais vantajoso realizar um aporte a cada dois meses.

Para uma pessoa que consegue comprar menos de uma cota por mês, valeria a pena comprar assim que tivesse o dinheiro. Nesse meio tempo poderia estacioná-lo com a reserva de emergência. Outra alternativa é o ETF $IWDA, que em out/2021 custa 85 dólares.

Mais uma dica seria, na primeira vez, mandar uns 15% a mais do que o valor que será necessário para comprar o ETF, pois o dinheiro só será liberado para transações uns 5 dias úteis depois. Nos aportes futuros, mandar um pouco a mais apenas quando sentir que será necessário.

Veja que, se o custo de oportunidade for maior que 4 dólares, para todos os investidores valerá a pena comprar uma cota assim que você tiver 456 dólares. Isso porque a partir desse valor, o custo de oportunidade se torna superior ao custo da taxa por transação.

Notem ser possível que no futuro o fundo decida fracionar as cotas, para tornar o preço por cota mais acessível. Neste caso uma pessoa que tivesse 5 cotas passaria a ter 50, e o preço por cota seria dividido por 10.

Investimento longo e próspero amigos! 💎🖖

— Capivara

PS: ficou com alguma dúvida? Pergunta aí nos comentários ou torne-se um cidadão da República em reddit.com/r/RepublicaDasCapivaras/.

PS2: o mesmo raciocínio se aplica a qualquer outra ETF ou combinação de ETFs que você queira comprar.

PS3: Se for assistir só um episódio de Star Trek para entender a referência, assista a “Journey to Babel“, décimo episódio da segunda temporada.

PS4: vamos mostrar para o Google que este humilde site é mais digno que a maioria desses sites prolixos e lixos de corretoras e afins; que gastam milhares de reais em SEO (Search Engine Optimization) todo mês só para desinformar. Use os botões abaixo para compartilhar com os camaradas:

7 comentários

  1. Estava elaborando o seguinte texto “Entendo que é vantajoso investir no exterior, porém, será que você não está fora da realidade de quem vive no Brasil?”
    Porém repensei e percebi que na verdade você não tem nenhuma vantagem em disseminar esse tipo de informação.
    Faça quem quiser, aproveite quem puder.
    Eu realizo investimentos a menos de 01 ano, um aporte de 2k em uma unica ação desregularia minha carteira, então no momento acredito que não seja o melhor pra mim, mas consigo ter a visão que algo que tenho que me preparar para o futuro.

    1. Quanto a assistir Star trek, acabo perdendo boas oportunidades por não conseguir ver filmes antigos, tais como star wars e poderoso chefão.

    2. Entendo perfeitamente o seu pensamento, porém note que comprar uma ação do S&P 500 é equivalente a comprar 500 empresas de uma única vez.

      Uma cota de IWDA é equivalente a comprar milhares de empresas do mundo todo, de uma única vez, pela bagatela de 80 e poucos dólares, pessoalmente acho um bom negócio.

      A única ressalva é que esse tipo de investimento só é vantajoso para longo prazo, acima de 10 anos. O que reconheço, está fora do alcance da maioria dos brasileiros, infelizmente.

  2. Uma pessoa que só consegue investir no máximo 2 mil reais por mes. Neste caso, não seria melhor IVVB11?

    1. Nesse caso talvez seja melhor o IWDA, quando tiver uma quantidade boa dele, vende metade (ainda dentro da isenção de imposto de ganho de capital) e usa para comprar uma cota do CSPX. Assim dá pra criar uma carteira similar a minha mesmo com aportes menores, por exemplo.

      O IVVB11, na minha opinião, custa muito caro. É muita taxa e imposto comendo o seu lucro. Especialmente quem tem menos dinheiro é que precisa se preocupar mais com isso.

  3. “Veja que, se o custo de oportunidade for maior que 4 dólares, para todos os investidores valerá a pena comprar uma cota assim que você tiver 456 dólares. Isso porque a partir desse valor, o custo de oportunidade se torna superior ao custo da taxa por transação.”
    Não entendi como você chegou ao valor 456 dolares. Grata

    1. É um custo de oportunidade estimado, usando como referência os rendimento histórico médio do mercado global de ações. Na prática, o custo de oportunidade real poderá ser maior ou menor que esse. Mas, para fins de cálculo, usar a média é a melhor opção.

      Eu cheguei nesse valor pois, acima dele, o custo de oportunidade é maior que a taxa de 4 dólares cobrada para comprar cotas de um ETF na Interactive Brokers.

      Por exemplo, para um aporte de 500 dólares, o custo de oportunidade seria 500 vezes 0,0088, que é 4,4 dólares. Portanto, é mais provável que você deixe de ganhar 4,4 dólares se você deixar de investir 500, e por isso ser maior que a taxa por transação, então já valeria a pena fazer um aporte a partir deste valor.

      Para valores menores do que esse, talvez vale mais apenas juntar com o aporte do mês seguinte, pois o custo de oportunidade terá sido menor do que a taxa de transação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.